Bopriva 50 Doses
BOPRIVA – Imunocastrador para bovinos, é uma vacina para uso em bovinos adultos inteiros, machos ou fêmeas, como alternativa para a diminuição da testosterona no macho, e do comportamento associado ao estro nas fêmeas. BOPRIVA- Imunocastrador para bovinos, provoca a diminuição dos hormônios sexuais circulantes através da indução da resposta imune contra o GnRF (Fator liberador de gonadotrofi nas), substância endógena responsável pelo estímulo à produção dos hormônios sexuais.
FÓRMULA
BOPRIVA- Imunocastrador para bovinos, é uma vacina constituída de um análogo de GnRF ligado à uma proteína carreadora. É adicionado à vacina um adjuvante sintético aquoso que aumenta o nível e duração da imunidade. Cada mL da vacina fornece 400 μg do conjugado de GnRF e proteína carreadora . Contém ainda thimerosal (0,10 mg).
INDICAÇÃO
Machos: BOPRIVA- Imunocastrador para bovinos, é indicada para a indução de anticorpos contra GnRF de forma a produzir uma supressão imunológica temporária da atividade testicular de bovinos adultos inteiros. A vacina é uma alternativa à castração cruenta na redução dos níveis séricos de testosterona. A imunidade se estabelece em 1 (uma) ou 2 (duas) semanas após a aplicação da segunda dose da vacina. Podem ser aplicados reforços adicionais se for desejado um período maior de supressão da atividade testicular.
Fêmeas: BOPRIVA- Imunocastrador para bovinos, é indicada para a indução de anticorpos contra GnRF, pois através da inibição deste composto, provoca também a inibição indireta dos hormônios LH (Hormônio Luteinizante) e FSH (Folículo estimulante). BOPRIVA produz supressão imunológica temporária da função ovariana, resultando na supressão temporária dos níveis de estrógeno e progesterona nas fêmeas bovinas adultas vacinadas. A atividade normal do ciclo estral começa a diminuir ou cessa aproximadamente 2 semanas ( 14 dias) após aplicação da segunda dose da vacina. A imunidade se estabelece nas fêmeas aproximadamente 1 (uma) a 2 (duas) semanas após a segunda dose da vacina. Na maioria das fêmeas, a supressão do comportamento estral deve durar no mínimo 16 (dezesseis) semanas após a segunda aplicação. Podem ser aplicados reforços adicionais se for desejado um período maior de anestro.
MODO DE USO E DOSAGEM
A vacina pode ser administrada em machos a partir dos 13 meses de idade e em fêmeas a partir dos 15 meses de idade.
1. Administrar assepticamente 1 mL da vacina por via subcutânea;
2. A primeira dose deve ser administrada no mínimo 4 (quatro) a 5 (cinco) semanas antes do período em que o efeito é desejado;
3. Administrar a segunda dose no mínimo 3 (três) semanas após a primeira dose; O reforço pode ser feito conforme tabela abaixo, resultando em diferentes períodos de duração de imunidade:
Intervalo entre aplicações (1ª e 2ª dose):
Duração mínima da imunidade após a segunda dose:
3 a 4 semanas...............12 semanas
8 semanas...............16 semanas
12 semanas...............20 semanas
As recomendações de uso e momento das administrações devem ser seguidas rigorosamente para assegurar o desenvolvimento do efeito ótimo e minimizar danos à carcaça. Imunidade efetiva (desenvolvimento de anticorpos anti-GnRF) se desenvolve aproximadamente aos 7-14 dias após a segunda dose.