O diurético Diuzon® solução injetável é um produto formulado com triclormetiazida e dexametasona, resultando em um composto de ação diurética e anti-inflamatória. A primeira substância se responsabiliza por reduzir a reabsorção de sódio e cloro, aumentando assim a excreção de cloreto de sódio e água, e reduzindo a excreção de potássio e bicarbonato. Este mecanismo leva à redução do acúmulo de líquidos nos tecidos, minimizando o edema.
A dexametasona, por sua vez, é um análogo da prednisolona que possui maior ação terapêutica e anti-inflamatória, além de efeitos metabólicos diversos. O diurético Diuzon® solução injetável é oferecido em frascos-ampolas de vidro transparente contendo 10 ou 50 ml do medicamento.
FÓRMULA
Cada 100 ml contém:
Triclormetiazida.........1,0 g
Dexametasona.........0,05 g
Veículo, q.s.p.........100,0 ml
INDICAÇÃO
O uso do diurético Diuzon® solução injetável é indicado para reduzir o edema inflamatório do parto e da glândula mamária de vacas leiteiras, porcas, cabras e ovelhas. É fundamental que a administração do medicamento seja previamente avaliada e recomendada por um médico veterinário, que poderá indicar também a dosagem do medicamento e verificar a resposta apresentada pelo organismo do animal.
MODO DE USO E DOSAGEM
A administração do diurético Diuzon® solução injetável é por via intramuscular, ou seja, pela aplicação de uma injeção no tecido muscular do animal a ser tratado, de modo que o medicamento seja rapidamente absorvido. A dosagem recomendada é de 10 a 20 ml, dependendo da severidade do caso.
Após a aplicação do diurético Diuzon® solução injetável, é esperado que o animal apresente resposta ao tratamento em cerca de 24 a 48 horas após a administração do fármaco. Caso a resposta não seja favorável em 3 dias, é necessário que o veterinário faça uma nova avaliação. Dependendo do quadro apresentado, uma nova aplicação pode ser recomendada.
Outras recomendações relacionadas ao uso do diurético Diuzon incluem:
- Associar a administração do diurético a uma terapia antibacteriana, caso haja uma infecção do tipo em curso;
- Sempre respeitar os cuidados relacionados a assepsia do material e desinfecção do local de aplicação;
- Não aplicar em animais com disfunção renal grave;
- Não aplicar o medicamento em cabras e ovelhas prenhes;
- Não aplicar em casos de infecção viral em estágio virêmico;
- Não aplicar em animais no último trimestre da gestação.