Mectimax 3MG Com 4 Comprimidos
As Ivermectinas foram as primeiras lactonas macrocíclicas disponíveis comercialmente e, assim como outras medicações desta classe, surgiram a partir da fermentação do Streptomyces avermitilis.
A Ivermectina atua como agonista do ácido gama-aminobutírico do tipo A (GABAA), estimulando a liberação pré-sináptica deste neurotransmissor, bloqueando assim, a estimulação pós-sináptica no neurônio dos nematódeos ou na fibra muscular dos artrópodes.
Esta ação resulta na paralisia motora do tipo flácida e consequentemente na morte do parasita.
Os receptores para o GABAA estão presentes no sistema nervoso central (SNC) dos mamíferos, entretanto, o que impede a ligação das lactonas macrocíclicas nestes animais é a barreira hematoencefálica, através do funcionamento da glicoproteína P.
FÓRMULA
Cada 125 mg contém:
Ivermectina.......3 mg
Excipiente.q.s.p.......125 mg
INDICAÇÃO
Mectimax 3mg é um endectocida utilizado no tratamento de infestações por helmintos (Ancylostoma caninum, Toxocara canis, Trichuris vulpis, Dypilidium caninum), carrapatos (Rhipicephalus sanguineus), sarna demodécica (Demodex canis), sarna sarcóptica (Sarcoptes scabei) e sarna otodécica (Otodectes cynotis) em cães. Em gatos, o produto é indicado no tratamento da sarna otodécica (Otodectes cynotis).
MODO DE USO E DOSAGEM
Administrar o Mectimax 3mg pela via oral e na dose indicada conforme tabela abaixo:
Cães:
Anti-helmíntico.......0,2 mg/ kg.......2 doses
Carrapaticida.......0,2 mg/ kg....... 2 doses
Sarna Otodécica.......0,2 mg/ kg....... 2 doses
Sarna Sarcóptica.......0,2 mg/ kg....... 2 doses
Sarna Demodécica.......0,2 mg/ kg....... 60 doses
Gatos:
Sarna Otodécica.......0,3 mg/kg.......2 doses
O Mectimax demonstrou eficácia contra carrapatos por até 35 dias após a segunda administração. Estudos de segurança com as posologias mencionadas abaixo, não implicaram em efeitos adversos e, portanto, podem ser utilizadas de acordo com a gravidade do quadro e a remissão dos sintomas, a critério do médico veterinário: 0,3 mg/kg a cada 24 horas, durante 28 dias consecutivos para gatos. A duração do tratamento deve ser feita sob orientação do Médico Veterinário.