Meloxivet 6 mg - Grande Porte é um produto à base de Meloxicam, que é um analgésico e anti-inflamatório não-esteroide (AINE) pertencente à classe do ácido enólico, um dos derivados de Oxicam. Também possui ação antipirética.
O Meloxicam inibe a biossíntese de prostaglandinas mais intensamente no local da inflamação que na mucosa gástrica ou nos rins. Acredita-se que este perfil favorável de segurança esteja relacionado a uma inibição preferencial pela cicloxigenase-2 (COX-2) em relação à cicloxigenase-1 (COX-1). Acumulam-se evidências demostrando que a inibição da COX-2 proporciona os efeitos terapêuticos dos anti-inflamatórios não-esteroides, enquanto a inibição da COX-1 é responsável pelos efeitos colaterais gástricos e renais. Estudos clínicos demostraram pouca incidência de reações gastrintestinais com as doses recomendadas de Meloxicam que com as doses usuais de outros AINEs.
Em cães, Meloxicam é bem absorvido depois da administração oral. Alimentos não alteram sua absorção.
FÓRMULA
Cada comprimido de 100mg contém:
Meloxicam........6 mg
Excipiente q.s.p........100 mg
INDICAÇÃO
Meloxivet 6 mg - Grande Porte é indicado para o tratamento e alívio da dor e da inflamação em patologias agudas ou crônicas associadas ao sistema musculoesquelético de cães: analgesia pós-cirúrgica, luxações, ruptura de ligamento, fraturas, claudicações, entorses, traumatismo, biópsias ósseas, osteossarcoma, necrose asséptica da cabeça do fêmur, osteoartrites, artrites, artroses, displasias e cistite intersticial.
MODO DE USO E DOSAGEM
Destacar o comprimido de Meloxivet 6 mg Grande Porte do strip no momento da aplicação e administrá-lo por via oral, diretamente na boca do animal.
Posologia: Osteoartrites, analgesia e condições inflamatórias: 0,2 mg/kg, via oral, uma vez inicialmente, seguida por 0,1 mg/kg, via oral, uma vez ao dia (junto a refeição), Analgesia pós-cirúrgica: 0,1 mg/kg, via oral, uma vez ao dia, Dor crônica: 0,2 mg/kg, via oral, uma vez inicialmente, seguida por 0,1 mg/kg, via oral, uma vez ao dia.
A duração do tratamento é variável em média de 5 a 14 dias, dependendo da resposta clínica do animal sendo que após este período o Médico Veterinário deverá avaliar o caso.
Efeitos Colaterais: Distúrbios gastrintestinais podem ser mais comuns (vômitos, diarreia e anorexia), mas aparentemente são transitórios, desaparecendo na interrupção ou após a finalização do tratamento.