Cloridrato de Clindamicina – A clindamicina é um antimicrobiano que age como inibidor da síntese protéica da parede celular bacteriana, atuando na sub-unidade 50-S do ribossomo. A clindamicina difere de outros inibidores de síntese protéica por causar uma modificação irreversível nos elementos sub-celulares da síntese protéica a nível dos ribossomos.
FÓRMULA
Cada comprimido de 300 mg contém:
Clindamicina (cloridrato)........150,0 mg
Excipiente q.s.p........300,0 mg
INDICAÇÃO
Para cães, no tratamento de infecções dentárias, osteomielites e infecções de tecidos moles (feridas profundas e abscessos), causadas por ou associadas a: Bactérias aeróbicas: cepas susceptíveis de Staphylococcus aureus; Bactérias anaeróbicas: cepas susceptíveis de bacteroides fragilis, Bacteroides melaninogenicus, Fusobacterium necrophorum e Clostridium perfringens.
MODO DE USO E DOSAGEM
Cães com infecções dentárias, feridas e abscessos: administrar por via oral, 1 (um) comprimido contendo 150 mg de clindamicina para cada 30 kg de peso corporal, equivalente a 5 mg de princípio ativo/kg a cada 12 horas, durante 7 a 14 dias, ou até que haja total ® remissão dos sintomas clínicos. ORALGUARD 150 mg pode ser utilizado por um prazo máximo de 28 dias. A critério do Médico Veterinário, as dosagens e a duração do tratamento poderão ser modificadas. No tratamento de infecções agudas é esperada uma melhora clínica após 3 a 4 dias do início do tratamento. Caso não sejam observados sinais de melhora, o tratamento deve ser suspenso e o diagnóstico deverá ser reavaliado. Cães com osteomielite: administrar por via oral, 1 (um) comprimido contendo 150 mg de clindamicina para cada 15 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo/kg a cada 12 horas. O tratamento com ® ORALGUARD 150 mg é recomendado por um prazo mínimo de 28 dias. Caso não sejam observados sinais de melhora, o tratamento deve ser suspenso e o diagnóstico deverá ser reavaliado.
ATENÇÃO
Animais com histórico de hipersensibilidade aos preparados contendo clindamicina ou lincomicina. O uso em cadelas gestantes e em lactação não é recomendado. O produto não deve ser administrado a coelhos, hamsters, porquinhos da Índia, cavalos, chinchilas e ruminantes, devido ao potencial de efeitos gastrointestinais indesejáveis.