Atendimento

Atualizando informações ...

Otocalm 14mL

Ref: 10980
Marca: União Química - Agener
Descrição Geral

OTOCALM se destina exclusivamente ao uso tópico e consiste na associação de 4 substâncias ativas. A atividade antibacteriana, antifúngica, antiinflamatória e anestésica dos componentes da fórmula é local. Os baixo níveis de absorção não produzem efeitos sistêmicos significativos. Gentamicina - é um antibiótico bactericída do grupo dos aminoglicosídeos que age sobre bactérias Gram positivas e Gram negativas através da inibição da síntese protéica bacteriana. Como outros aminoglicosídeos, a gentamicina se liga à sub-unidade 30S do ribossoma, provocando uma leitura incorreta do código genética. Isso leva à morte da bactéria. A eficácia da droga foi demonstrada contra diversas bactérias isoladas de material colhido em animais portadores de otites, tais como a Staphylococcus spp., Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Proteus spp. Tiabendazol - tem um espectro de atividade semelhante ao dos demais imidazóis (cetoconazol, miconazol, clotrimazol e econazol), tendo sido utilizado com bons resultados no tratamento tópico das tinhas em veículo apropriado. Betametasona - é um adrenocorticóide sintético, de uso tópico, análogo da prednisolona. A droga apresenta uma potente atividade corticóide com pouca atividade mineralocorticóide. O valerato de betametasona tem forte atividade antiinflamatória e anti-prurido nas otites externas. Sua atividade antiinflamatória de natureza, seja esta de origem química, mecânica, imunológica ou microbiana. Lidocaína - é uma droga hidrossolúvel de atividade anestésica local, com ação imediata. A atividade da lidocaína é duas vezes maior que a da procaína.

 

FÓRMULA

Cada 100mL contém:

Gentamicina (sulfato).......300 mg

Tiabendazol.......4000 mg

Betametasona (valerato).......95 mg

Cloridrato de Lidocaína.......2000 mg

Veículo q.s.p.......100 Ml

 

INDICAÇÃO

OTOCALM é indicado para cães e gatos, no tratamento das otites externas agudas e crônicas, causadas por bactérias sensíveis à gentamicina, tais como Staphylococcus intermedius, Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. e fungos sensíveis ao tiabendazol, tais como Blastomyces spp., Trichophyton spp., Fusarium spp e Monilia spp. reduzindo o processo inflamatório que acompanha essas infecções bem como a dor localizada frequentemente associada às otites. O OTOCALM associa a atividade antibacteriana do sulfato de gentamicina, a atividade antifúngica do tiabendazol, a ação anti-inflamatória do valerato de betametasona, que é um corticosteroide de alta potência, e as propriedades anestésicas da lidocaína.

 

MODO DE USO E DOSAGEM

AGITE BEM ANTES DE UTILIZAR O produto deve ser administrado por instilação no conduto auditivo. Antes da aplicação, recomendase uma boa limpeza local para remoção do cerúmen, crostas, secreções purulentas e materiais estranhos do interior do canal auditivo. Após a aplicação, fazer uma leve massagem na região, para favorecer a distribuição do produto no conduto auditivo.

Em cães e gatos, com peso de até 15 Kg, instilar 4 gotas no conduto auditivo.

Para cães pesando mais de 15 Kg, instilar 6 gotas no conduto auditivo. Em ambos os casos, aplicar o produto 2 vezes ao dia. Em otites agudas o tratamento deverá ter uma duração de 7 dias. Em casos crônicos a duração do tratamento deverá ser determinada pelo Médico Veterinário. Recomenda-se estender o tratamento até pelo menos 48 horas após o desaparecimento dos sintomas. As doses, esquemas posológicos e a duração do tratamento poderão ser alterados a critério do Médico Veterinário.

Em casos de otites crônicas, recomenda-se cultura e antibiograma para avaliar a sensibilidade dos microrganismos presentes aos agentes antimicrobianos da fórmula.

Precauções: Se for observado o desenvolvimento de bactérias ou fungos não suscetíveis aos agentes antimicrobianos da formulação, o tratamento deverá ser interrompido e uma nova terapia deverá ser instituída pelo Médico Veterinário.

Contra-indicações: O produto é contra-indicado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Se isso for verificado durante o tratamento, suspender o mesmo e consultar um Médico Veterinário.

Produtos visualizados

Carregando ...