Associação de antimicrobiano, antifúngico, antiinflamatório e anestésico para o tratamento das otites externas de cães e gatos.
FÓRMULA
Cada 100 mL contém:
Cetoconazol..........1,000 g
Sulfato de tobramicina..........0,380 g
Fosfato sódico de dexametasona..........0,132 g
Cloridrato de lidocaína..........1,900 g
Veículo q.s.p..........100,000 Ml
equivalente a 0,3 g de tobramicina
equivalente a 0,1 g de dexametasona
equivalente a 1,5 g de lidocaína.
INDICAÇÃO
Otoguard é indicado para o tratamento das otites externas agudas e crônicas, bacterianas ou micóticas de cães e gatos resultante de infecções causadas por microrganismos sensíveis ao cetoconazol ou à tobramicina incluindo bactérias (Staphylococcus aureus, Staphylococcus intermedius, Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa, etc.) e fungos e leveduras (Microsporum spp., Trichophyton spp., Malassezia pachydermatis, Candida spp.). Estes organismos frequentemente atuam como agentes oportunistas ou patógenos concorrentes que podem complicar quadros clínicos já estabelecidos.
A eficácia da tobramicina como agente antibacteriano, com atividade contra bactérias Gram-negativas e Gram-positivas, está bem documentada na literatura. Estudos detalhados mostram uma atividade significante do cetoconazol contra importantes fungos e leveduras tais como Microsporum spp., Trichophyton spp., Candida spp. e Malassezia pachydermatis.. A dexametasona é um corticosteróide que inibe o processo inflamatório associado às otites. Alidocaína é um potente anestésico local, cuja função é diminuir a sensibilidade dolorosa relacionada às otites.
MODO DE USO E DOSAGEM
Uso tópico em instilação no canal auditivo. ® Antes da aplicação de Otoguard , remover o cerúmen, pus, crostas ou outros materiais existentes no canal auditivo e em seguida instilar 5 a 15 gotas no ouvido com problema. Após a aplicação, massagear suavemente a região por 15 a 20 segundos para favorecer a penetração do medicamento. No caso de processos crônicos e/ou recidivantes, recomenda-se a realização prévia de exames de cultura da secreção otológica, seguidos de antibiograma para avaliar o grau de sensibilidade dos agentes isolados frente à tobramicina e ao cetoconazol. Nas infecções agudas, repetir o tratamento 2 a 3 vezes ao dia durante 7 dias ou até o completo desaparecimento das lesões e sintomas. Nos casos crônicos, recomenda-se a aplicação do produto por um prazo de 21 dias ou até completo desaparecimento dos sintomas. Acritério do Médico Veterinário, o esquema de tratamento poderá ser modificado.