Antimicrobiano de uso oral em cães e gatos.
Petsporin® é um antimicrobiano à base de cefalexina, que é uma cefalosporina de primeira geração. A cefalexina exibe atividade contra as bactérias geralmente cobertas por esta classe. As cefalosporinas são bactericidas contra bactérias suscetíveis e agem inibindo a síntese de mucopéptideos na parede celular, resultando em uma barreira defeituosa e em enfraquecimento osmoticamente instável. O mecanismo exato para esse efeito não foi detalhadamente determinado, mas foi demonstrado que os antibióticos β-lactâmicos se ligam a várias enzimas (carboxipeptidases, transpeptidases, endopeptidases) na membrana citoplasmática bacteriana que estão envolvidas na síntese da parede celular. Como outros antibióticos betalactâmicos, as cefalosporinas são geralmente consideradas mais ativas contra bactérias em crescimento do que contra bactérias em estado estacionário. Na conservação, devido ao fracionamento aplicado aos comprimidos é feito com a adição de corante inerte utilizado em impactos, portanto os comprimidos podem ser partidos para a administração.
FÓRMULA
Cada comprimido revestido de 75 mg contém
Cefalexina monohidratada..........75,0 mg
Excipiente q.s.p..........212,00 mg
INDICAÇÃO
O Petsporim é um antimicrobiano para tratamento de infecções bacterianas causadas por microrganismos sensíveis à cefalexina, de cães e gatos.
Agentes etiológicos em cães: Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Pasteurella multocida, Streptococcus agalactiae, Streptococcus pyogenes, Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli e Clostridium perfringens.
Agentes etiológicos em gatos: Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Pasteurella multocida, Streptococcus agalactiae, Streptococcus pyogenes, Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli e Clostridium perfringens.
MODO DE USO E DOSAGEM
Via oral, diretamente na boca do animal. Verificar o peso do animal a fim de calcular a dose correta para o tratamento. Em casos de indisposição gástrica pode ser administrado junto à pequena porção de alimento. O revestimento aplicado aos comprimidos tem como finalidade de proteção gástrica quando utilizado em estômagos, portanto os comprimidos podem ser partidos.
Recomenda-se administrar cães e gatos a dose de 30 mg de cefalexina/kg de peso corporal, 2 vezes ao dia, durante 7 dias consecutivos.
Sendo 1 comprimido de Petsporim 75 mg para 2,5 kg de peso vivo, 1 comprimido de Petsporim 300 mg para 10 kg de peso vivo e 1 comprimido de Petsporim 600 mg para 20 kg de peso vivo.
Estas doses poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.