Tratamento preventivo e curativo da babesiose, anaplasmose e das infecções mistas (tristeza parasitária bovina).
FÓRMULA
Cada 100mL do produto contém:
Dipropionato de imidocarb............12,0g
Vitamina B12............16,7mg
Veículo q.s.p............100,0mL
INDICAÇÃO
Indicado para o tratamento preventivo e curativo da babesiose (piroplasmose) em bovinos, ovinos e equinos para o tratamento da anaplasmose e das infecções mistas (tristeza parasitária) em bovinos. Estas doenças são transmitidas por várias espécies de carrapatos e insetos ou durante determinados procedimentos de manejo (vacinações, descarnas, castrações etc)
O medicamento também é indicado para o tratamento dos animais que apresentam reações clínicas exacerbadas após a administração de vacinas sanguíneas contra a babesiose e anaplasmose Nestes casos, os parasitas vacinais poderão ser eliminados antes do desenvolvimento da imunidade e os animais deverão ser revacinados 8 semanas após o tratamento.
A vitamina B12 presente na fórmula irá auxiliar no restabelecimento mais rápido do animal e no estímulo da hematopoiese, necessário nos quadros de anemia. Alterações na microbiota ruminal que ocorrem nos regimes de produção intensiva e nas condições de estresse elevado reduzem a produção da cianocobalamina. Nos casos de infecções por hemoparasitas, sabe-se que a demanda pela vitamina aumentará ainda mais e a suplementação parenteral será importante.
Este produto, de uso interno, é destinado ao tratamento de bovinos, ovinos e equinos.
MODO DE USO E DOSAGEM
Produto injetável pronto para uso, que dispensa qualquer preparação prévia. Deverá ser administrado de acordo com o peso do animal, conforme tabela de dosificação.
Uso interno e administração exclusivamente através da via subcutânea (bovinos e ovinos) e intramuscular (equinos). O uso intravenoso do produto é contraindicado, com risco de toxicidade aguda para os animais.
Utilizar seringas e agulhas estéreis e individuais. Remover o lacre de alumínio do frasco-ampola somente no momento da utilização.
Aplicar o medicamento em bovinos na região do pescoço ou em áreas cujo couro apresente menor valor comercial. Em e ovinos, recomenda-se a aplicação do produto na região da escápula e em equinos a via intramuscular (IM) é preferencial.
Quando a babesiose clínica e/ou a anaplasmose são diagnosticadas, os animais acometidos devem ser tratados como segue:
Bovinos: Dose (mL/100 kg) para o tratamento da babesiose: 1
Dose (mL/100 kg) para o tratamento da anaplasmose ou babesiose/anaplasmose: 2,5
Ovinos: Dose (mL/100 kg) para o tratamento da babesiose: 1
Equinos: Dose (mL/100 kg) para o tratamento da babesiose: 2