PLACENTEX é um produto à base de ocitocina sintética, que é uma substância dotada das mesmas propriedades químicas, farmacológicas e fisiológicas da ocitocina natural, produzida pelo lobo posterior da hipófise.
A ocitocina tem ação seletiva sobre a musculatura lisa do útero e dos alvéolos e canais galactóforos, estimulando e reforçando as suas contrações.
Consequentemente, facilita o trabalho de parto, a expulsão da placenta e a secreção do leite, promovendo um esvaziamento mais completo do úbere.
Pelo fato de não ter ação sobre o peristaltismo intestinal nem sobre o sistema circulatório, e por não ter ação cumulativa, a aplicação do produto poderá ser repetida sem qualquer risco à saúde do animal.
FÓRMULA
Ocitocina sintética padronizada...........10mL
Veículo...........1Ml
INDICAÇÃO
Nos quadros de atonia uterina, retenção de placenta, hemorragia pós-parto, involução uterina após a correção de prolapso, retenção de leite, preventivo de mastites provocadas por acúmulo de leite após o parto, medicação auxiliar para o tratamento de mastites e diminuição do período de expulsão do feto e placenta.
MODO DE USO E DOSAGEM
Retenção de placenta, atonia do útero e em casos tardios de retenção de placenta.
Em casos de retenção do leite, após o parto: injeção subcutânea. Após 5 a 10 minutos, iniciar lenta e progressivamente a ordenha.
Na insuficiência contrátil primária ou secundária da musculatura uterina durante o parto. Como medicação auxiliar para encurtar o período de expulsão do feto e placenta por meio da injeção subcutânea.
Dosagem Subcutânea: Éguas e vacas: 2 – 4Ml
Porcas até 250 kg: 1 – 2mL
Porcas acima de 250kg: 3mL
Ovelhas e cabras: 0,3 – 1,5mL
Dosagem Intravenosa: Éguas e vacas: 1,5 – 4mL
Porcas até 250 kg: 1mL
Porcas acima de 250kg: 1 - 2mL
Ovelhas e cabras: 0,2 – 1mL